Investimento em Fatores – Quality Minus Junk

Investimento em Fatores – Quality Minus Junk


Nos últimos dois artigos que escrevi, tratei de dois fatores cujas informações para tomada de decisão estavam relacionadas apenas ao preço dos ativos e de suas variações em relação ao índice de mercado.

Agora, a ideia é mostrar como os dados fundamentalistas oriundos dos balanços das empresas também podem nos dar informações para uma alocação rentável.

O nosso modelo consiste em comprar ações de empresas rentáveis (Quality) e vender as ações de empresas pouco rentáveis (Junk). No desenvolvimento de uma estratégia de qualidade, várias informações podem ser utilizadas de uma maneira agregada, ou apenas uma delas. Tais medidas de rentabilidade incluem o Retorno sobre patrimônio líquido (ROE), Retorno sobre ativos (ROA), Lucro Bruto sobre Ativos (GPOA), Fluxo de Caixa sobre Ativos (CFOA) entre outras.

Em nosso modelo, utilizamos apenas uma medida de rentabilidade. Os ativos do IBrX 100 foram organizados por ordem decrescente, comprando-se os 30% primeiros (mais qualidade) e vendendo-se os 30% últimos (menos qualidade).

Como é comum em nossas análises, não levamos em consideração os custos de transação.

O modelo é revisto todo final de trimestre, já com todos os dados disponíveis (as empresas divulgam balanços trimestralmente). Os resultados são surpreendentes.

A estratégia teve um retorno anualizado de 24,8% no período testado (desde fev/2011 até jun/2017) o que equivale a 223,5% do CDI, que no mesmo período, teve uma rentabilidade anualizada de 11,1%.

A volatilidade da estratégia é de 9,91% ao ano, o que resulta em um Índice de Sharpe de 1,38 (tratei sobre o índice de sharpe no primeiro artigo).

Em comparação às outras duas estratégias, essa foi a que apresentou a menor volatilidade e o melhor resultado.

O próximo passo é avaliar de que forma as estratégias se relacionam e combiná-las de maneira a obter uma estratégia com menos risco e maior retorno.

Avantgarde Capital
Av. Dr. Chucri Zaidan, 1550
Conjunto 305 - Capital Corporate Office
CEP 04711-130 – São Paulo – SP

A Avantgarde Capital Gestão de Recursos Ltda. (“Avantgarde Capital”) não comercializa nem distribui quotas de fundos de investimento ou qualquer outro ativo financeiro. As informações contidas nesse material são de caráter meramente informativo e não constituem qualquer tipo de aconselhamento de investimentos, não devendo ser utilizadas com este fim. Os investidores não devem se basear nas informações aqui contidas sem buscar o aconselhamento de um profissional. A rentabilidade obtida no passado não representa garantia de rentabilidade futura.

Nenhuma informação contida nesta apresentação constitui uma solicitação, oferta ou recomendação para compra ou venda de quotas de qualquer fundo de investimento gerido ou patrocinado pela Avantgarde Capital ou de quaisquer outros valores mobiliários.

Fundos de investimento não contam com a garantia do administrador, do gestor da carteira, de qualquer mecanismo de seguro ou, ainda, do Fundo Garantidor de Créditos – FGC.

Alguns fundos utilizam estratégias com derivativos como parte integrante de sua política de investimento. Tais estratégias, da forma como são adotadas, podem resultar em significativas perdas patrimoniais para seus cotistas, podendo inclusive acarretar perdas superiores ao capital aplicado e a consequente obrigação do cotista de aportar recursos adicionais para cobrir o prejuízo do fundo.

É recomendada ao investidor a leitura cuidadosa do prospecto e do regulamento de cada fundo ao aplicar seus recursos.